quarta-feira, 7 de maio de 2014

07/05/2014 
STJ julgará repetitivos sobre medicamento
Por Arthur Rosa | De São Paulo


Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STF) cansaram de esperar por uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) e vão definir, por meio derecurso repetitivo, se o Estado é obrigado fornecer medicamentos de altocusto não listados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tema está em repercussão geral no Supremo desde 2007. O relator é o ministro Marco Aurélio.
A questão será analisada pela 1ª Seção do STJ por meio de dois processos,que até então estavam sobrestados. Um deles discute a possibilidade deaplicação de multa prevista no artigo 461 do Código de Processo Civil (CPC) contra ente estatal que descumprir decisão para o fornecimento de medicamento.

Em 2009, o Supremo chegou a realizar uma audiência sobre saúde pública,mas o processo ainda não foi levado a julgamento. Dois anos depois, em 2011, os ministros reconheceram a repercussão geral em outra ação sobre otema. Vão discutir se devem ser fornecidos a pacientes medicamentos nãoregistrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O relator também é o ministro Marco Aurélio.Enquanto o STF não julga as questões, União, Estados e municípios respondem a uma avalanche de ações, que têm afetado os cofres públicos. Só para o governo federal, o impacto de uma derrota em todos os processosseria de R$ 3,93 bilhões - o equivalente a 4% do orçamento deste ano do Ministério da Saúde (cerca de R$ 106 bilhões). O valor está no anexo"Riscos Fiscais" da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Lei n 12.919,de dezembro de 2013.

Nenhum comentário: