sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ministro do STF em casamento na Italia

Folha de Sao Paulo 22 de julho de 2011

Ministro do STF viaja para a Itália a convite de advogado

Toffoli faltou sessão para ir a festa; ele não disse quem pagou as despesas

Criminalista Roberto Podval ofereceu estadia de luxo na ilha de Capri para 200; Toffoli relata duas ações dele na corte

CATIA SEABRA
RUBENS VALENTE
DE BRASÍLIA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli faltou a um julgamento na corte para participar do casamento do advogado criminalista Roberto Podval na ilha de Capri, no sul da Itália. Ele não informa quem pagou pela viagem.
Os noivos ofereceram aos cerca de 200 convidados dois dias de hospedagem no Capri Palace Hotel, um cinco estrelas cujas diárias variam de R$ 1,4 mil a R$ 13,3 mil (de acordo com o câmbio de ontem).
Procurado pela Folha, Toffoli não esclareceu se a viagem, os deslocamentos internos e a hospedagem foram cortesias de Podval. O advogado também não quis falar sobre o assunto.
No STF, Toffoli é relator de dois processos nos quais Podval atua como defensor dos réus. Ele atuou em pelo menos outros dois casos de clientes de Podval.
A legislação prevê que o juiz deve se declarar impedido por suspeição se for "amigo íntimo" de uma das partes do processo. Se não o fizer, a outra parte pode pedir que ele seja declarado impedido.
Um dos criminalistas mais requisitados de São Paulo, Podval é defensor de Sérgio Gomes da Silva, acusado de matar o prefeito petista Celso Daniel; do petista Marcelo Sereno; do casal Nardoni, condenado por matar a filha; e da ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu.

AUSÊNCIA
O casamento ocorreu no dia 21 de junho e a festa terminou por volta das 5h do dia seguinte. No dia 22, em Brasília, oito ministros do STF tornaram o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço prestado. Toffoli não estava.
Outro convidado foi o desembargador Marco Nahum, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele disse que pagou sua estadia na Itália e o deslocamento para o país, com exceção das duas diárias bancadas por Podval. "Os gastos com água e telefone no hotel eu também paguei."
Indagado sobre quem mais compareceu à festa, Nahum disse: "Não sou cagueta [delator, na gíria policial]".
Outros três convidados confirmaram à Folha que o convite incluía hospedagem paga pelos noivos.
Também foram ao casamento Denise Abreu; o advogado Antônio Carlos de Oliveira Castro, o Kakay; e diversos criminalistas.
Até ontem, o blog da empresa paulista que organizou o casamento trazia detalhes e fotos da festa em Capri.
"O casamento foi um evento de proporções épicas. Organizamos a chegada dos 200 convidados que vieram do Brasil e de outros países, auxiliamos nos trâmites de reserva, deslocamento na Itália via trem ou "ferrys" [barcas], check-in e diversos detalhes para que se sentissem em casa", dizia o blog.

GUIA MICHELIN
O local da festa, "um luxuoso spa", abriga o restaurante L'Ollivo, que tem duas estrelas do guia Michelin.
Uma equipe de cabeleireiros e maquiadores foi levada do Brasil. Nos quartos, os convidados encontraram champanhe, frutas e brindes. Os noivos contrataram um show do cantor romântico italiano Peppino di Capri, conhecido pela canção "Champagne", sucesso nos anos 70.
As informações do blog foram retiradas do ar ontem após a Folha falar com a organizadora Paula Mendel.

2 comentários:

Lux disse...

Pois é...já se sabía,pois que o Ministro foi quindado à tal posição por imposição de Lulla. Dá no que dá. Gente acostumada às delícias do Poder, sem comporomisso com a ética. E, apesar dos gastos feitos pelo o "protegido advogado", ao deixar de comparecer às tão importantes audiencias do STF, o ministro mamou gratuitamente, nosso rico dinheirinho. Esqueceu-se da máxima:" À mulher de Cesar, não basta ser honesta....é poreciso parecer honesta"... bem no caso, acho que nem parece e nem é!

Thiago Giovanni Rodrigues disse...

A imprensa brasileira adora procurar pelo em ovo, ainda mais em uma época sem muitas notícias, tendo em vistas as férias. O Ministro foi ao evento acompanhando sua namorada que é amiga da noiva. Todos os convidados tiveram a estadia paga pelos noivos. O simples fato de ter ido ao casamento não o torna íntimo o suficiente para se tornar impedido. Além do que, niguém noticiou que em um dos casos que Tofolli é relator ele negou o habeas corpus para o cliente de Podval. Portanto, não devemos colocar lenha na fogueira e dar espaço para jornalistas desesperados por um furo. Aliás, lamentável a reportagem do Estadão. Mais parecia uma reportagem da Caras.