segunda-feira, 19 de maio de 2008

A metodologia de estudo casos

A obra lançada pela Editora Juruá vem reforçar a importância do estudo de casos na metodologia do ensino jurídio. Inicialmente, essa iniciata foi viabilizada pelo Laboratório de Análise de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (Laj) quando estudmos o Direito à Honra delimitado pela nossa jurisdição constitucional. Nesta ocasião, adotamos uma nova abordagem interpretativa no que denominamos de cortes processual, do republicanismo e do pragmatismo. No importante apoio dado pela Editora Juruá completamos essa tarefa e substituimos o corte processual pelo filosófico. A obra ora lançada é impresprescindivel para a compreensão do presente papel de protagonismo assumido pelo Supremo Tribunal Federal. Há, assim, um compromisso editorial de dar a essa obra um cunho prático-profissional sem desvincular-se de um cuidadoso estudo doutrinário comparativo tendo como norte a presença das doutrinas americana, européia e brasileira. Este quadro é sintetizado pelo maior especialista na matéria que é um jurista norte-americano Daniel Solove. O lançamento desse livro pela Editora Juruá ocorre, também, no momente, que é, também, publicado pela citada editora com a mesma preocupaçaõ de estudos de casos a obra Constituição e o Estado de Segurança pelo Tribunal Constitucional Alemão.

2 comentários:

George Marmelstein disse...

Professor Ribas,

estou lançando, pela editora Atlas, um Curso de Direitos Fundamentais, que deve ser lançado em julho.

Nele, além da análise didática do tema, disponibilizo 30 estudos de casos para que os alunos possam começar a pensar no problema e tentar resolvê-lo por conta própria.

Também costumo incentivar os estudos de casos através do blog que mantenho: direitosfundamentais.net (sinta-se convidado).

Grande abraço

George Marmelstein
Juiz Federal no Ceará

Prof. Ribas disse...

Estimado Prof George Marmelstein. Aguardo a publicação de sua obra para adquiri-la. Temos de viabilizar cada vez mais um ensino jurídico com o perfil de estudo de casos