sábado, 10 de maio de 2008

The Old Bailey Courthouse: banco de dados on-line


Encontra-se disponível na internet desde o último dia 27 a íntegra dos processos da Old Bailey Courthouse, nome popular da Corte Criminal Central de Londres, no período de 1674 a 1913. (Crime e Castigo. O Globo, 10.05.2008)

O acesso é gratuito e pode-se consultar casos famosos como do escritor irlandês Oscar Wilde, cujo homossexualismo e a atitude de desafio frente ao cinismo da sociedade britânica do século XIX resultaram numa sentença de dois anos de trabalhos forçados em 1895. Além da transcrição de julgamentos, há um banco de imagens com fotos, desenhos e mapas relacionados aos casos. Os registros mostram a evolução do sistema penal britânico e a mudança de atitudes em relação a crimes e punições.

Um comentário:

Guilherme Costa disse...

Reportagem interessantíssima, que merece mesmo ser divulgada; principalmente por conta de algumas curiosidades acerca do sistema penal inglês: por exemplo, parece que, em teoria, não seria crime matar um escocês a flechada (uma norma, de origem medieval e ainda em vigor, incentivaria esta prática)...