terça-feira, 6 de maio de 2008

Constituição e Estado de Segurança nas decisões do TCFA





Organizado por José Ribas Vieira, Professor da PUC-Rio, da UFRJ e editor do Blog Supremo Tribunal Federal em Debate, a obra coletiva privilegia cinco expressivos casos decididos pela referida Justiça Constitucional nas últimas duas décadas. Temas como os julgamentos que ponderam o afastamento do princípio da não-retroatividade penal em face do valor da dignidade humana, a cooperação judiciária internacional e a proteção da nacionalidade, os limites para o rastreamento de dados pessoais, o direito à vida em face dos alvos terroristas e, por fim, o respeito à ordem democrática representativa diante de arranjos políticos foram destacados nesta obra.


O livro contribui para a compreensão – com uma perspectiva teórica e prática – dos efeitos institucionais da denominada "sociedade de risco". Nesse universo social ameaçado por problemas como os desequilíbrios ambientais ou fenômenos políticos como o terrorismo, desponta a necessidade de se responder à seguinte questão: a ordem democrática e constitucional será mantida, mesmo diante da pressão por um Estado de Segurança? A leitura desta publicação é estimulante porque a solução de tal dilema está pautada na experiência jurisprudencial de uma das mais importantes cortes constitucionais do sistema democrático-ocidental: a alemã.

4 comentários:

Alceu Mauricio, Jr. disse...

Parabéns ao Prof. Ribas, ao Theóphilo e aos demais autores dessa obra que, com certeza, enriquecerá o debate sobre os direitos fundamentais neste início de século.

Carol disse...

o Prof. Ribas nunca diz que é professor da UFF também...

Farlei Martins Riccio disse...

Desculpe Carol. O equívoco foi meu em não mencionar a UFF. O prof. Ribas é quase onipresente e as vezes esquecemos disso. Somente ontem, por exemplo, fui descobrir que ele também está dando aula no IBMEC.

Guilherme Costa disse...

Quero também parabenizar o professor por esta grande contribuição! Desde as primeiras aulas do curso, foram muitos os debates travados em sala acerca destes "casos difíceis", que exigem ponderação de princípios; é de enorme interesse observar a forma como tais conflitos vêm sendo decididos diante da configuração social deste mundo pós-moderrno.